14 de out. de 2010

O Brasil é Laico?

             Quando se faz essa pergunta, a maioria das pessoas que vivem no país dizem que sim, ou seja, a religião não influencia nas tomadas de decisões do governo.
            Mas essas eleições de 2010, servindo como um medidor de "laicismo" do Brasil, botaram em dúvida essa certeza. Afinal, a candidata à presidência da república, Dilma Roussef, praticamente perdeu o primeiro turno das eleições por uma questão religiosa: o aborto.
           No sentido religioso o aborto é um desrespeito à valorização da vida, mas não se pode esquecer o fato de que não são poucas as mortes de mulheres que recorrem à abortos clandestinos, nem de bebês abandonados em orfanatos ou até mesmo em lixos! A religião - não apenas nesse, como em vários outros casos -, não apenas definiu a opinião das pessoas - que não souberam separar um problema de saúde pública da religião - como definiu os resultados das eleições.
          Deixaram de perguntar a ela sobre seus planos e metas na saúde, na economia e na educação do país, para se discutir questões religiosas, que ganharam prioridade. Então, lhe pergunto, o Brasil é realmente um país laico?

Nenhum comentário:

Postar um comentário